top of page

Consórcio

Simples

Preencha apenas um formulário simples e nós cuidamos do resto.

logo site 1.png
Garantia

Garantia da própria fábrica

Menores taxas

Maior taxa de aprovação por assembleia

Sobre o consórcio

     O que é o consórcio?

     Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas e/ou jurídicas – em grupos, que contribuem mensalmente para um fundo comum, em um determinado prazo e com quantia determinada pelo percentual do preço do carro escolhido no plano de consórcio.

     Todos os participantes do grupo, após contemplação por sorteio ou lance, têm o direito de adquirir seu bem. Portanto, consórcio é a arte de poupar em grupo.

O que é uma cota contemplada?

     Cota contemplada é uma cota cujo crédito está disponível para utilização pelo consorciado, pois já foi contemplada por sorteio ou lance.

Uma cota contemplada pode ser vendida?

     A venda de cota contemplada é uma prática legal e de acordo com as normas do Banco Central, pois nada mais é do que a transferência de um contrato de consórcio.

     Ao vender sua cota de consórcio contemplada, o consorciado transfere a titularidade de seu contrato e, consequentemente, o direito de utilizar o crédito para outra pessoa.

     A transferência e a liberação do crédito a esse terceiro estão sujeitas a aprovação pela administradora, que faz uma avaliação da capacidade financeira do interessado e das garantias apresentadas por ele.

Quais os riscos da transferência?

     O risco dessa negociação não está no consórcio, e sim no uso indevido do nome da modalidade por estelionatários para aplicar golpes.

     Na negociação da cota contemplada, o vendedor – que pode ser o próprio consorciado ou alguém autorizado por ele – pode solicitar o pagamento de valores já pagos à administradora e até mesmo de um valor adicional pela venda, chamado de “ágio”. Ou até mesmo oferecer a carta de crédito por um valor abaixo do que já foi pago por ele. Não há nenhuma restrição a negociações dessa natureza, visto que o proprietário da cota pode utilizar o consórcio como lhe convier, desde que atenda às regras contratuais, cabendo ao interessado avaliar as condições oferecidas.

     É exatamente no adiantamento dessas quantias que ocorre o golpe, pois estelionatários atraem consumidores por meio da oferta de bens com valores tentadores, e os convencem a efetuar os pagamentos sem possuírem a cota de consórcio.

Consórciados Contemplados

bottom of page